fisioterapiaTratamentoAplicação de Bandagem Elástica Funcional - Clinica CDM

29 de dezembro de 20190

Bandagem Elástica Funcional

A aplicação de Bandagem Elástica Funcional é uma técnica que faz parte do tratamento fisioterapêutico, cuja finalidade é auxiliar a reabilitação.

Pode ser aplicada de forma individual ou associada a outras intervenções fisioterapêuticas o que potencializa o tratamento.

Nesse tipo de técnica utiliza-se a aplicação de fitas coloridas autoadesivas, com propriedade elásticas, composta por algodão e poliuretano, SEM adição de medicação em sua composição e possui característica porosas que diminui o risco de irritação na pele.

Essas bandagens são resistentes a água e tem durabilidade de até 7 dias após a aplicação, porém a partir do quarto dia pode diminuir a sua aderência e pode haver a necessidade de troca.

A bandagem elástica funcional foi desenvolvida pelo quiropraxista Dr. Kenzo Kase em 1970 no Japão e tornou-se conhecida nos EUA nos anos 90. Atualmente é conhecida mundialmente e muito utilizada na prática clínica no auxilio de tratamentos ortopédicos, neurológicos, fisioterapia desportiva e pós- cirurgias plásticas.

Os benefícios da técnica incluem:

  1. auxilia a diminuir a dor;
  2. devolver a função do músculo debilitado;
  3. previne fadiga;
  4. promover melhor circulação sanguínea ou linfática;
  5. estimula a propriocepção;
  6. ainda proporciona maior estabilidade as articulações.

Para atingir cada objetivo a forma de aplicação das bandagens e a tensão exercida ao aplica-la faz toda a diferença.

Por isso, deve ser realizada por um fisioterapeuta capacitada nessa técnica para que o resultado seja efetivo e satisfatório.

Você pode estar se perguntando, mas existe evidências cientificas que esse tipo de bandagem resolve?

Existem vários artigos científicos, sendo realizados sobre as diversas formas de aplicação e seus respectivos objetivos.

As evidencias cientificas sugerem que seu efeito analgésico é curto duração de uma semana, pode estender no máximo a 2 semanas após o uso dessa bandagem.

Já a circulação é ativada durante o seu uso, assim quanto a estabilidade articular.

Dessa forma, a aplicação individual proporciona resultados imediatos, porém quando associada a outras intervenções fisioterapêutica os resultados são mais evidentes e duradouros.

O primeiro passo é a consulta fisioterapêutica para a elaboração do plano de tratamento. Vale ressaltar que o ideal é ter uma boa comunicação entre o seu médico ou treinador  e o seu fisioterapeuta para que o trabalho em conjunto resulte em melhor desempenho.

 

Leave a Reply

https://www.clinicacdm.com/wp-content/uploads/2019/06/logo-versao-2-clinica-cdim2.png

Visite nossas redes sociais:

Visite nossas redes sociais:

Copyright para Clinica CDM. Todos os direitos reservados.

Copyright para Clinica CDM. Todos os direitos reservados.