fisioterapiaTratamentoExercícios físicos no tratamento da Artrite reumatóide - Clinica CDM

16 de dezembro de 20190

A artrite reumatóide é uma doença inflamatória, com caráter autoimune, simétrica, progressiva e efeitos sistêmicos.
Promove alterações articulares bem conhecidas como dor, rigidez na articulação e quando não tratada de forma adequada causa deformações visíveis, sendo mais comum nos dedos das mãos.

Além disso, esse tipo de artrite promove a perda de peso ao portador da doença, consequentemente uma perda de massa muscular. Com isso, maior fraqueza e fadiga. Quando o indivíduo tenta realizar atividade física para combater essa perda de massa, é comum sentir muita dor no movimento articular. Dessa forma, ele prefere ficar na inatividade física para evitar sentir dor. Esse fenômeno é conhecido como cinesiofobia.

A cinesiofobia embora seja uma forma de proteção, trás prejuízos a funcionalidade e afeta a qualidade de vida do portador da doença, visto que quanto mais inativo (quanto menos se movimenta) maior é a dor pela inatividade e perda de massa muscular. Sendo assim, é importante associar ao tratamento clínico (a base de medicamentos) o tratamento com a fisioterapia.

A fisioterapia é uma área da saúde que contempla uma variedade de técnicas e métodos, cuja finalidade é prevenir, tratar ou reabilitar o indivíduo. Dentre esses, os recursos físicos da eletrotermofoterapia (aparelhos de ultrassom, laserterapia e TENS) e os exercícios físicos específicos podem ser aplicados na artrite reumatoide.

O fisioterapeuta pode auxiliar na escolha do exercício, sua intensidade, tempo de duração, como proteger a articulação e associar essas atividades com o uso dos aparelhos da eletrotermofototerapia. Com isso, a possibilidade de dor durante e pós atividade diminui.

O indivíduo aprende seus limites, como ter consciência corporal, a confiar em si mesmo e aos pouco se libertar da cinesiofobia e ter maior massa muscular, consequentemente maior força, menor dor e mais qualidade de vida!