Sem categoriaAcupuntura Auricular - Clinica CDM

21 de outubro de 20210

Acupuntura

A acupuntura é uma terapia milenar de origem chinesa, que consiste na aplicação de agulhas, em pontos específicos do corpo, cuja finalidade é melhorar a imunidade, auxiliar no tratamento de problemas emocionais e físicos. Já na fisioterapia ocidental pode ser aplicado como um tratamento coadjuvante.

A técnica de acupuntura baseia-se na ideia de que o corpo é composto de energia acumulada em algumas regiões, que são chamados de meridianos. Se o fluxo de energia nestes meridianos estiver desequilibrado pode despertar inflamação, dor, cansaço e ansiedade e fraqueza.

Dessa forma, o objetivo do tratamento com acupuntura é restabelecer o equilíbrio do corpo, facilitando a circulação de energia, desencadeando efeitos analgésicos e anti-inflamatórios.

Acupuntura auricular

A acupuntura auricular, também conhecida como auriculoterapia, consiste na aplicação de diferentes tipos de agulhas finas ou sementes de mostarda, em pontos específicos das orelhas. Na orelha temos pontos reflexos que representam nossos órgãos. E quando estimulamos esses pontos, enviamos ao cérebro o estímulo para a auto cura e reequilíbrio.

Existe comprovação científica dos benefícios deste tipo de acupuntura e já nas primeiras sessões é possível verificar a redução da intensidade da dor e ansiedade, por exemplo.

Quem pode fazer?

Qualquer pessoa pode fazer acupuntura auricular com sementes, inclusive grávidas, uso de medicamentos ou tratamento clínico. Ainda, mesmo nos casos em que a pessoa não tem nenhuma doença ou queixa, pois esta técnica pode ser usada apenas para melhorar o bem-estar. Aplicação com agulhas, necessita de atenção, visto que alguns pontos podem provocar sangramentos e pode ser contra indicado em útero gravídico.

Quais são os riscos?

A acupuntura auricular é uma técnica muito segura e, geralmente, não gera riscos a saúde e nem provoca efeitos colaterais, porém, deve ser realizada por profissional qualificado e em clínicas certificadas que seguem as normas da ANVISA para um melhor resultado.

Auriculoterapia no pós-operatório de cirurgias plásticas

A consulta fisioterapêutica identifica a necessidade e a forma de aplicação ideal em cada caso . Sabe se que a aplicação de sementes de mostarda em pontos como dos rins diminui a sensação de medo e abandono. Áreas digestivas ou de fome, controlam a compulsão alimentar. Além de ter pontos que estimulam o equilíbrio emocional, diminuição da ansiedade, dor e edema.

A acupuntura auricular pode ser acrescentada ao protocolo de pós-operatório para otimizar os resultados e possibilitar uma recuperação mais rápida.