LesõesfisioterapiaTerapia ManualTratamentoBandagem Elástica Funcional: Dilatação nasal - Clinica CDM

11 de julho de 20200

Aplicação de bandagem elástica funcional, finalidade: dilatação nasal.

Nesse post, vou abordar sobre uma forma de aplicação terapêutica da bandagem. Mas antes vamos relembrar brevemente sobre o que é e como funciona esse tipo de tratamento.

Constituição da bandagem elástica funcional

Nesse tipo de abordagem terapêutica utiliza-se a aplicação de fitas coloridas autoadesivas, com propriedade elásticas, composta por algodão e poliuretano, possui ainda características porosas que imitam a nossa pele e assim, o seu uso não causa irritação.

Importante ressaltar que a bandagem elástica funcional não tem adição de medicação em sua composição.

Essas bandagens são resistentes a água e tem durabilidade de até 7 dias após a aplicação, em geral, aplica-se e deixa essa bandagem no mínimo 3 até 5 dias e caso necessário se repete o processo.

Origem da Bandagem funcional e utilidades

A bandagem elástica funcional foi desenvolvida pelo quiropraxista Dr. Kenzo Kase em 1970 no Japão e tornou-se conhecida nos EUA nos anos 90. Atualmente é conhecida mundialmente e muito utilizada na prática clínica, no auxilio de tratamentos ortopédicos, neurológicos, fisioterapia desportiva e pós-cirurgias plásticas.

Os benefícios da técnica incluem:

  1. auxilia a diminuir a dor;
  2. devolver a função do músculo debilitado;
  3. previne fadiga;
  4. promover melhor circulação sanguínea ou linfática;
  5. diminui edemas e roxos;
  6. estimula a propriocepção;
  7. ainda proporciona maior estabilidade às articulações;
  8. promove dilatação nasal.

    Mecanismo de ação: Fisiologia da aplicação da bandagem

A bandagem age por meio de tensões, 15%, 25%, 50% ou 100%, depende de qual objetivo acima deseja alcançar. Atua no Sistema Nervoso Central por meio da teoria das Comportas. Essa bandagem é um estímulo sensorial, ela é contrátil tendo elasticidade para que proporcionamos a tensão escolhida e devido sua propriedade ela tenta recuar, ou seja, voltar ao estado inicial.  E por meio das nossas fáscias (nossa segunda pele) esse estímulo chega até o Sistema Nervoso Central. Segundo a teoria das Comportas, esse estímulo sensorial constante, 24 horas por dia, entre 3 a 5 dias, se sobressai aos estímulos de dor, terminações nervosas livres e mecanoreceptores, causa, inibição ou ativação muscular.

A aplicação de bandagem elástica funcional é uma técnica que faz parte do tratamento fisioterapêutico, cuja finalidade é auxiliar o tratamento. Embora possa  ser aplicada de forma individual (somente a sua aplicação) quando associada a outras intervenções fisioterapêuticas (manipulações, miotensivas ou exercícios) ocorre uma potencialização e o tratamento torna-se mais efetivo e rápido.

Quando aplicar para dilatação nasal?

Quando a pessoa tem dificuldade no fluxo inspiratório, em especial, durante as atividades físicas.  Se bem aplicada, a bandagem elástica funcional pode promover dilatação nasal, devido o seu recuo elástico, abre os tecidos e com isso, melhora a ventilação nasal entrando maior quantidade de ar e sendo melhor filtrado.

.
Vale ressaltar que não trata de outras disfunções ou doenças respiratórias.
.

 

Leave a Reply

https://www.clinicacdm.com/wp-content/uploads/2019/06/logo-versao-2-clinica-cdim2.png

Visite nossas redes sociais:

Visite nossas redes sociais:

Copyright para Clinica CDM. Todos os direitos reservados.

Copyright para Clinica CDM. Todos os direitos reservados.