Sem categoriaComo a fisioterapia atua na artrose - Clinica CDM

16 de novembro de 20210

O que é a artrose?

Osteoartrose ou artrose, é a doença articular degenerativa, além de ser um tipo de doença reumática mais prevalente entre indivíduos com mais de 65 anos de idade.
Nesse caso, há uma degeneração e frouxidão da articulação. É uma doença degenerativa que pode acontecer devido ao desgaste natural da articulação devido à idade, histórico familiar, excesso de peso e realização de movimentos repetitivos.

Sintomas da artrose

Esse quadro de degeneração, provoca sintomas como dificuldade para realizar movimentos, dor, inchaço e rigidez nas juntas, com maior comprometimento da articulação do ombro, joelho, quadril e da coluna.

Como pode ser feito o diagnóstico?

O diagnóstico de artrose é feito pelo médico ortopedista. Na consulta  além da avaliação e análise dos sintomas que o paciente relata, o médico prescreve a realização de exames de imagem, como por exemplo, o raio-X ou ressonância magnética, e nesses exames, é possível avaliar as articulações e verificar se há algum sinal de desgaste e até classificar o grau de artrose.

Tratamento para artrose?

A artrose não tem cura, porem é possível aliviar seus sintomas por meio de medicamentos, indicado por um médico e também a fisioterapia.

Como a fisioterapia auxilia no tratamento da artrose?

Na fisioterapia, tanto a hidroterapia quanto a terapia manual são técnicas utilizadas como forma de tratamento.

Na terapia manual pode se utilizar as técnicas de mobilização articular, para ganho de espaço articular, promover a diminuição da dor, assim, preparar a articulação para o fortalecimento muscular.

Aqui na clínica CDM, o atendimento fisioterapêutico individualizado facilita o ganho de espaço, relaxamento muscular e maior mobilidade.

Com isso, fica mais fácil  garantir a estabilidade da articulação e proporcionar uma melhor qualidade de vida para o paciente.

Dicas de como previnir a artrose

-manter boa postura corporal;

-evitar realizar exercícios repetitivos;

-evitar o excesso de peso;

-manter uma boa alimentação;

-evitar a realização de trabalho forçado contínuo.