fisioterapiaTratamentoIncontinência urinária - Clinica CDM

16 de dezembro de 20190

A incontinência urinária é a perda involuntária de urina. Isso pode ocorrer durante o ato de espirar, riso, subir escada, caminhar, banhos e até no ato sexual. A quantidade dessa perda varia entre apenas algumas gotas ou jato, isso pode gerar desconforto, mau cheiro e afetar a auto estima do  indivíduo.

A incontinência urinária pode ser causada por fatores, tais como infecções urinárias ou vaginais, constipação intestinal, obstrução da uretra, fraqueza da musculatura de períneo, entre outras.

Com o processo de envelhecimento a fraqueza muscular pode afetar também a musculatura do períneo. Esses músculos estão entre o osso púbis e o sacro e entre os ossos do tubérculo isquiático. Eles servem como uma rede de proteção para as vísceras (intestino, bexigas e órgãos sexuais masculino e feminino).

Para que você sinta esses músculos em ação, imagine que você esteja em um elevador lotado e tenha vontade de soltar gazes, mas não é uma conduta educada certo? De forma que você segura esses gazes. Parece estranho, mas essa região é constituída por músculos que enfraquecem se não fortalecidos de forma adequada e ao ficarem fracos perdem a função de segurar a urina.

Mas calma! a fisioterapia é uma área da saúde que possui várias técnicas para corrigir esse problema! O primeiro passo é a consulta fisioterapêutica para a identificação de quais músculos estão fracos ou quais estão com falta de relaxamento. Além disso, avaliará se há outras disfunções estão associadas ao seu problema, um exemplo são alterações posturais. Posteriormente o fisioterapeuta irá elaborar um plano de tratamento personalizado e ensinar como você pode realizar os exercícios em sua própria casa.

Lembre-se que ninguém pode evitar o envelhecimento natural, mas a incontinência urinária é possível previnir ou tratar!

Atividades como pilates e Low pressure Fitness (LPF),  são exemplos de métodos preventivos que podem ser incluídos a partir dos 40 anos como atividades preventivas da incontinência urinária.

 

 

 

Leave a Reply

https://www.clinicacdm.com/wp-content/uploads/2019/06/logo-versao-2-clinica-cdim2.png

Visite nossas redes sociais:

Visite nossas redes sociais:

Copyright para Clinica CDM. Todos os direitos reservados.

Copyright para Clinica CDM. Todos os direitos reservados.