LesõesTratamentoComo tratar o Entorse de Tornozelo? - Clinica CDM

20 de maio de 20190

Como tratar o Entorse de Tornozelo?

Como tratar o Entorse de Tornozelo? 2

A entorse do tornozelo é a mais comum das lesões traumáticas ortopédicas. Entorse refere-se a estiramento da estrutura ligamento que une um osso ao outro. Na articulação do tornozelo temos ligamentos na parte medial e outros na parte lateral. Quando rompemos os ligamentos laterais o entorse é em inversão. Quando são os ligamentos mediais são rompidos o entorse é em eversao. Isso faz toda diferença no tratamento fisioterapêutico. Com base na gravidade, os médicos classificam entorses em:

1º grau: Moderado;

2º grau: Moderado a grave;

3º grau: Muito grave.

As entorses de tornozelo recorrentes podem comprometer a propriocepção do tornozelo e, portanto, predispor a futuras entorses do tornozelo. A maioria das entorses de tornozelo é leve (1º ou 2º grau).

– Avaliação de um médico;

– Às vezes radiografias para verificar se há fraturas;

Os médicos perguntam como ocorreu a lesão e fazem um exame físico. Durante o exame, os médicos movem a articulação do tornozelo de várias formas para determinar a gravidade da entorse. Eles tocam delicadamente o tornozelo para determinar onde a dor é mais intensa. Se tocar a pele sobre um ligamento causar dor intensa, provavelmente o ligamento está rompido. Se tocar a pele sobre um osso causar dor, o osso pode estar fraturado. Os médicos podem geralmente diagnosticar entorses baseados em resultados do exame físico. Mas às vezes os médicos tiram radiografias para verificar se há uma fratura quando:

– O tornozelo estiver muito dolorido em certas áreas.

– As pessoas não conseguirem colocar nenhum peso no tornozelo devido à dor.

– A pessoa tiver mais de 55 anos.

Pode ser feita uma imagem por ressonância magnética (IRM) para verificar se há outras lesões, principalmente se o tornozelo ainda estiver dolorido depois de seis semanas.

– Repouso, gelo, compressão e elevação;

– Acetaminofeno;

– Uma bandagem, tala, bota especialmente desenhada ou gesso;

– Fisioterapia;

O tratamento pode incluir repouso, gelo, compressão e elevação (RICE), bem como acetaminofeno para controle da dor e apoio do tornozelo com uma bandagem elástica, uma tala e uma bota especialmente desenhada, ou gesso dependendo da gravidade da entorse.