fisioterapiaTratamentoSinto dor na lateral do quadril, o que pode ser? - Clinica CDM

27 de janeiro de 20200

Você sente dor ao deitar na posição de lado?

Quando permanece em pé ou sentado por muito tempo essa dor ressurge na região lateral do quadril?

Ou ainda sente dor quando sobe e desce escada?

Se as suas respostas foram sim a essas perguntas você pode estar com tendinite glútea. Vale ressaltar que esse termo TENDINITE é um diagnóstico clínico (realizado por médicos como ortopedistas) com base na história clínica e exames por imagens: raio x, ultrassonografia e ressonância magnética.

A fisioterapia diagnóstica quais disfunções essa inflamação no tendão glúteo proporciona a pessoa.

A musculatura glútea tem uma função importante de manter a estabilidade da bacia (glúteo médio) e promover uma rotação interna do quadril (glúteo médio e mínimo). Importantíssimo durante a marcha (caminhar e sustentação da coluna vertebral).

Esse tipo de tendinite acontece normalmente devido um desequilíbrio muscular no quadril.

É mais comum em mulheres a partir de 50 anos de idade. O sexo feminino tem maior predisposição a ter a tendinite glútea e isso ocorre devido a anatomia feminina ser diferente da masculina, os ossos da bacia são mais largos para facilitar a gestação e o parto. Com isso, os tendões ficam mais tensos e são mais exigidos.

Outras causas envolvem esforços repetitivos na região do quadril, membro inferior com discrepância de comprimento (o que favorece desequilíbrio muscular), além de ser agravado em situações de sobrepeso e obesidade.

Se o principal fator relacionado é um desequilíbrio muscular o tratamento deve ser com fortalecimento adequado e direcionado a musculatura glútea. Nesse sentido, a fisioterapia possui métodos certos para corrigir esse problema.

Alguns objetivos durante a fisioterapia:

Aliviar a dor:

Alíviar a tensão dos tendões;

Retirar a sobrecarga nessa região;

Reduzir o processo inflamatório;

Ganhar flexibilidade e força dos músculos glúteo médio e mínimo.

Os benefícios são ainda maiores quando a fisioterapia é associados ao tratamento clínico com o uso de fármacos analgésicos e anti-inflamatórios.