fisioterapiaLesõesTerapia ManualDor no seu pescoço que desce pelos braços, sensação de formigamento, fraqueza e dormência - Clinica CDM

14 de fevereiro de 20210
Dor no seu pescoço que desce pelos braços, sensação de formigamento, fraqueza e dormência?

Dor no pescoço

RADICULOPATIA

Você está sentindo uma dor no seu pescoço que desce pelos braços, sensação de formigamento, fraqueza e dormência? Essa dor apareceu de repente como que da noite para o dia? Esses sintomas são semelhantes a radiculopatia.

Nesse post, a Fisioterapeuta dra. Iranilda Moha irá explicar o que é radiculopatia e como a fisioterapia pode te ajudar.

De forma simplista radiculopatia envolve uma irritação ou inflamação nos nervos. Estes, saem lá da sua coluna e descem para os braços e pernas.

Raízes nervosas são feixes de fibras emparelhados, esses feixes que se estendem a partir da medula espinhal e descem para os membros por meio de aberturas no lado de cada vertebra. E em alguma parte desse trajeto os feixes nervosos podem sofrer compressão.

Sendo assim, a radiculopatia é frequentemente causada por pressão direta exercida por uma hernia de disco ou por alterações degenerativas na coluna vertebral que causam irritação e inflamação das raízes nervosas.

Como identificar a radiculopatia e em quais vértebras está o seu problema?

Exames por imagens solicitados pelo médico ortopedista ou neurologista como a ressonância magnética e eletromiografia será útil para identificar e diagnosticar a lesão.

Principais sintomas?

Os sintomas primários mais relatados são os de dor no membro acometido, parestesia (formigamento) e fraqueza no grupo muscular  afetado, que geralmente resultam em limitações funcionais uma dificuldade de fazer atividades de rotina.

Como a fisioterapia pode te ajudar?

Para a avaliação de radiculopatia, o fisioterapeuta realizará primeiramente uma anamnese para compreender a sua história, seus sintomas e o que mais te incomoda, visto que em cada pessoa a radiculopatia pode se manifestar de maneiras diversas.

Posteriormente, irá fazer uma palpação onde você sente a dor ou até a onde sua dor chega (braços ou pernas).

O fisioterapeuta deve avaliar seus movimentos tanto de forma passiva quanto movimentos ativa com objetivo de estressar a raiz nervosa e verificar em qual momento a intensidade da sua dor aumenta ou diminui. Isso é importante para a elaboração do plano de tratamento. Algumas pessoas sentem dor ao baixar a cabeça, outros sentem ao erguer a cabeça, por isso, precisamos entender em qual dessas situações você se encaixa.

Analisar se você consegue fazer toda a amplitude do movimento ou se a dor impede que você o faça. Além disso, o fisioterapeuta irá fazer testes específicos (distração cervical, compressão foraminal, compressão de Jackson, spurling) para verificar a sensibilidade do nervo em seu trajeto, se você sente formigamento ou até se você não tem sensibilidade em algum trajeto do nervo (isso é comum) e por último irá verificar se você consegue fazer os movimentos contra uma resistência, testando a sua força.

Como forma de tratamento fisioterapêutico existe várias possibilidades que a escolha deve ser baseada na consulta fisioterapêutica e pode variar de pessoa para pessoa, mesmo que ambas tenham o diagnóstico de radiculopatia. Nesse sentido, temos a manipulação e mobilização da coluna vertebral, tração cervical, cinesioterapia (fortalecimento da musculatura cervical profunda), aplicação de calor superficial e profundo, educação ergonômica, ultrassom terapêutico e TENS.

Dica para você fazer em casa

Em casa, o paciente poderá utilizar uma compressa quente (como bolsa de água quente) para aumentar a circulação do local e relaxar a musculatura. Até conseguir agendar a consulta fisioterapêutica.

O que é consulta fisioterapêutica

Ver o canal do youtube da Dra. Iranilda Moha Hoss