fisioterapiapós-operatório cirurgias plásticasTerapia ManualDrenagem linfática: Estética ou saúde? - Clinica CDM

19 de novembro de 20210

Drenagem linfática estética ou saúde?

O sistema linfático possui três funções principais:

-remoção dos fluidos em excesso dos tecidos corporais;

-absorção dos ácidos graxos e transporte subsequente da gordura para o sistema circulatório;

-produção de células responsáveis pela imunidade.

Embora o sistema linfático esteja próximo ao sistema sanguíneo e trabalhem em parceira, eles são sistemas diferentes tanto em tipo de células quanto a função.

O sistema linfático não possui uma bomba (coração) para impulsionar, ele depende da contração dos músculos e das artérias para mover o líquido até o local em que será filtrado (linfonodos). O que é importante para o organismo será devolvido para a circulação sanguínea e o que não é necessário será eliminado pela urina. Por isso, quanto mais deitado ou sentado permanecer, maior será o inchaço.

Sabe se que mesmo em um corpo saudável e sem intervenção cirúrgica, o sistema linfático não consegue absorver totalmente e encaminhar os líquidos para ser eliminado.  A drenagem linfática ajuda nesse processo de escoamento, de forma que  tanto os líquidos quanto as toxinas acumulados sejam eliminados pelo organismo. Com isso,  aumenta a oxigenação e proporciona a regeneração das células.

O desconforto gerado pela retenção de líquidos é um problema conhecido e comum entre as mulheres, em especial  no período da gravidez e na tensão pré-menstrual, comprometendo assim a estética e a saúde do corpo.

Diversas são as causas para retenção de líquidos como alta ingestão de sal, efeitos colaterais de medicamentos, permanecer por períodos longos deitadas, pós-operatório.

Mas, não são em todos os casos que a drenagem linfática é recomendada.

Contra indicação da drenagem linfática:

Mesmo trazendo inúmeros benefícios para a saúde, existem alguns casos em que o procedimento deve ser evitado:

– infecções agudas;

-edemas sistêmicos de origem cardíaca;

-insuficiência cardíaca;

-hipertensão descontrolada;

-diabetes descompensadas;

-flebites;

-tromboses;

-tromboflebites;

-reações alérgicas e agudas;

-afecções da pele não tratadas;

-câncer asma brônquica;

-bronquite asmática;

– insuficiência renal dependente de diuréticos ou diálise.

Drenagem linfática manual no pós-operatório de cirurgias plásticas

No pós-operatório de cirurgias plásticas esse desconforto é muito maior, causando dor, pressão, sensação de formigamento e mal-estar. De acordo com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional COFFITO, a técnica de drenagem linfática manual, ajuda a eliminar líquidos retidos pelo organismo e assim, é uma importante ferramenta  que pode amenizar os sintomas e os inchaços pós- cirúrgicos.

“Considerada como padrão ouro” na primeira e segunda semana de pós-operatório.

Vale ressaltar que para pacientes que se submetem a cirurgias, a drenagem linfática é indicada tanto para o pré quanto para o pós-operatório. “Além de prevenir e minimizar o acúmulo de liquido, a drenagem linfática auxilia no combate a infecções e estimula as defesas imunológicas, reduzindo edemas”, conclui a fisioterapeuta do COFFITO. “Após a cirurgia podem ocorrer várias complicações pós-cirúrgicas, como o aparecimento de fibroses, alterações circulatórias e respiratórias, parestesias, dor, rigidez, linfedema, entre outras”.

Algumas doenças e cirurgias que a drenagem linfática é recomendada:

-linfedema braquial pós-mastectomia radical;

-linfedema;

-lipedema;

-lipoaspiração;

-abdominoplastia;

-mastopexia;

-mamoplastia de aumento;

-rinoplastia e blefarosplastia.

Como é feita uma sessão de drenagem linfática manual?

A drenagem linfática consiste em um tipo de massagem, porém seus movimentos devem ser combinados, rítmicos, muito suaves, feitos com as mãos para acelerar a movimentação e a liberação dos líquidos não necessários ao corpo por meio da urina.

Para um melhor aproveitamento da técnica deve ser realizada em ambiente tranquilo e o toque bem direcionado deve induzir ao relaxamento e alívio imediato.