fisioterapiaLesõesMassoterapiaTerapia ManualTratamentoFisioterapia na lesão de menisco - Clinica CDM

25 de maio de 20200

A articulação do joelho é constituída por três ossos: fêmur, tíbia e patela, os quais são unidos por vários ligamentos, e pelos meniscos. Assim, em cada joelho, existem dois meniscos, o medial (do lado interno do joelho) e o lateral (do lado externo do joelho).

Essa articulação é conhecida como “dobradiça” visto que faz apenas dois movimentos flexão e extensão. Mas, quando a perna está fletida, a articulação do joelho permite, de forma acessóriaum segundo grau de liberdade, a rotação sobre o eixo longitudinal da perna

Como são os meniscos?

Os meniscos são estruturas fibrocartilaginosas no formato de semicírculos. Esse formato favorece distribuir o líquido sinovial, lubrificando e nutrindo a cartilagem. Possuem ainda característica visco elástica, com isso, amortecem o joelho enquanto caminhamos.

Quais outras funções os meniscos realizam?

Possuem diversas funções, tais como:

-transmissão de força durante os movimentos;

-absorção de choque;

-estabilização articular;

-nutrição da cartilagem.

Os meniscos transmitem, cerca de 50% das forças de sustentação do peso corporal durante a extensão e 85% na flexão.

Quando pode ocorrer a lesão de menisco?

As lesões nos meniscos podem ocorrer quando o joelho está na posição flexão ou parcialmente flexionada. Nessas posições, o menisco é submetido a uma força rotacional de grande magnitude, fazendo com que seja comprimido entre o fêmur e a tíbia, levando à lesão.

Por isso, as rupturas são mais frequentes em jovens e em práticas esportivas e pode estar relacionada a lesão de ligamento cruzado anterior.

Sintomas de menisco rompido

Os principais sintomas da lesão do menisco são:

-dor;

-estalido;

-bloqueio articular.

A dor é agravada quando a pessoa faz movimentos como agachar, correr ou cruzar as pernas.

Durante a realização desses movimentos, até mesmo durante o caminhar, pode ocorrer o “travamento” da articulação do joelho, causada pelo deslocamento do menisco de um lado para outro.

Por que fazer tratamento com a fisioterapia?

Em casos de lesão degenerativa do menisco ou lesões traumáticas pequenas  visualizadas por meio da ressonância magnética, o tratamento com a fisioterapia é indicado.

Tratamento tem a finalidade;

-diminuir processo inflamatórios e dolorosos;

-manutenção ou ganho da amplitude de movimento;

-fortalecimento muscular;

-aumento da estabilidade articular;

-estimulação proprioceptiva;

-condicionamento aeróbico;

-por fim, retorno a atividade esportiva ou de vida diária.

Quando o exame de ressonância magnética mostra que a lesão é maior, devido um evento traumático agudo pode ser que seja necessário uma cirugia, para depois ser realizado a fisioterapia.

Fisioterapia no pós operatório de lesão menisco no joelho

Toda fisioterapia DEVE ser precedida de uma avaliação fisioterapêutica e identificação da necessidade de cada paciente.

fisioterapia deve ser iniciado de forma imediata após a cirurgia, ainda no hospital;

Nessa fase, pode ser aplicado pelo fisioterapeuta um recurso da termoterapia chamado de crioterapia, com aplicação LOCAL de compressas com gelo ou bolsas de gelo entre 20 a 30 minutos, de 3 a 4 vezes no dia. Com isso, reduz as citocinas pró inflamatórias e a resposta inflamatória torna-se menor, menos dor e edema;

Exercícios metabólicos são importantes para melhorar a circulação e evitar complicações. Nessa fase, geralmente, precisa respeitar e evitar a descarga de peso no membro operado e fazer uso de muletas;

bandagem elástica funcional favorece a diminuição do edema e eliminação mais rápida dos hematomas (roxos), esse um tratamento complementar e inovador;

Fisioterapia analgésica (para diminuir a dor e resposta inflamatória) pode ser aplicada com recursos físico como TENS;

Mobilização precoce da cicatriz para evitar aderências e dessensibilização (cirurgias com corte, no caso de ser a laser pode não haver necessidade) e mobilização da patela;

Conforme a evolução e liberação médica para descarga de peso, os objetivos fisioterapêuticos incluem o ganho de amplitude de movimento, no caso do joelho flexão e extensão, ganho de força e se necessário correção de marcha ou treino esportivo;
Além disso, avaliação articular de joelho e tornozelo e da musculatura da coxa e panturrilha devem ser realizada em cada sessão.
Nesse sentido, a fisioterapia personalizada e individualizada permite um olhar mais cuidadoso, direcionado e  preciso. Com isso, pode proporcionar benefícios maiores quando comparado ao atendimento em grupo.
Dessa forma, a fisioterapia no pós cirúrgico de menisco de joelho, é de grande ajuda para devolver a função e facilitar o retorno o mais breve possível  as atividades laborais.
Acima de tudo, favorece a você sentir menos dor e desconforto no pós operatório.

Caso precise, conte com nossa experiência e dedicação!