LesõesO que devo fazer no caso de um tombo, entorses ou distensão? - Clinica CDM

5 de outubro de 20190

protocolo PRICE

Nesse caso, a lesão pode ser mínima ou grave, até mesmo com uma fratura, mas independente da gravidade você deve fazer uma crioterapia até receber os primeiros socorros ou chegar ao hospital.

É chamado de crioterapia os recursos terapêuticos com aplicação de substâncias que removam o calor do corpo e diminua assim, a temperatura dos seus tecidos. Esse recurso é efetivo, de fácil aplicação e baixo custo. Por isso, pode ser realizada em sua residência ou trabalho.

A crioterapia tem a capacidade de vasoconstrição local, isto é, reduz o fluxo sanguíneo e taxa metabólica. Além de reduzir a propagação de fluídos intersticiais, diminuir os níveis dos biomarcadores pró- inflamatórios e estresse oxidativo. Com isso, diminui o edema, dor e melhora os parâmetros funcionais. Em especial, se aplicado da forma correta e no período inicial do processo inflamatório.

Ideal em casos de pancadas, tombos, entorses, distensão e processos inflamatórios agudos.

Essa aplicação pode ser por imersão, protocolo PRICE ou bolsa de gel.

A imersão com água gelada deve ser de todo membro a ser tratado, por isso, é ideal quando a parte lesionada é distal, como pés, tornozelos, mãos e punhos. A temperatura ideal da água deve ser entre 7 a 10 0C e deve ser controlada com auxílio de um termômetro. O período de imersão pode ser de 20 a 40 minutos e ser repetido a cada 3 horas até completar 48 horas da lesão.

Protocolo PRICE:

P roteção, sim proteger a região lesionada.

R epouso, você precisa descansar, não deve continuar a treinar.

I ice, sim deve aplicar gelo na região da lesão. Você deve deixar esse gelo mais “moído”para melhorar a superfície de contato, coloque em uma sacola plástica e colocar sobre a região. Não coloque toalha! Fique tranquilo a temperatura do gelo não ficara abaixo de 0 graus, por isso, não irá queimar. Ira doer sim, nos 3 primeiros minutos, porque nessa temperatura ativa os receptores de dor, mas vai passar, eu garanto.

C ompressão, você precisa enfaixar essa região onde colocou a sacola de gelo, isso vai ajudar a eliminar o edema.

E elevação, você precisa deitar e elevar o membro em uma altura acima do seu coração isso facilita o retorno venoso. O tempo período de aplicação é igual a imersão.

Por fim, a aplicação da bolsa de gelo precisa ter um cuidado, visto que nessa bolsa costuma ter outras substancias além do gelo e com isso a temperatura pode ficar a baixo de 0 graus e pode sim queimar a região. Por isso, coloque um tecido fino envolvendo a bolsa na hora da aplicação.

As três formas citadas são úteis e produzem o mesmo efeito de vasoconstrição. Passado ás 48 horas da lesão você deve se evitar o efeito da crioterapia e se for o caso (depende da gravidade) a fisioterapia deve ser iniciada.

Os recursos terapêuticos que podem ser utilizados nessa fase (a partir das 48 horas de lesão) são:  eletroestimulação, termoterapia e mobilizações articulares passivas, cuja finalidade é acelerar o processo inflamatório e auxiliar no reparo tecidual.

Assista o vídeo                https://youtu.be/0nWfkXfz3TI                       

Leave a Reply

https://www.clinicacdm.com/wp-content/uploads/2019/06/logo-versao-2-clinica-cdim2.png

Visite nossas redes sociais:

Visite nossas redes sociais:

Copyright para Clinica CDM. Todos os direitos reservados.

Copyright para Clinica CDM. Todos os direitos reservados.