fisioterapiaTerapia ManualAcordou com dor e limitação no pescoço? Pode ser torcicolo? - Clinica CDM

14 de abril de 20210

Você foi dormir bem e acordou com dor e dificuldade de virar o seu pescoço? Isso é ruim não é mesmo?

Você pode estar com torcicolo!

Mas afinal o que é torcicolo? E como você pode resolver esse problema?

O que é torcicolo?

O torcicolo é um distúrbio caracterizado por um bloqueio de movimentos para um lado (para a direita ou para a esquerda) e também para trás. Isso faz com que você não consiga movimentar seu pescoço.

Você sabe que movimentar o pescoço é normal e não gera dor!

Sendo assim, se você está com dificuldade é porque algo está errado.

E precisa de ajuda. Nós estamos aqui para te ajudar.

Vamos ver quais os sintomas e características do torcicolo?

Sintomas e características do torcicolo?

O torcicolo causa limitação no movimento e dor.

Não tem edema e nem fica vermelho a região.

Geralmente você acorda de manhã com um pescoço rígido ou bloqueado acompanhado de dor de cabeça, dor cervical e nos ombros.

Isso faz com que não consiga virar apenas o pescoço, precisa virar todo o corpo junto.

Esses sintomas duram alguns dias a uma semana e podem causar dor no pescoço que varia desde ligeiramente irritante para extremamente dolorosa e limitante.

No caso de contratura muscular que provoca o torcicolo ao acordar de manhã, a duração média é de cerca de 2 dias ou 72 horas. Se o distúrbio é causado por uma doença grave, o tempo de recuperação depende de quando é efetuado o tratamento.

No entanto, precisamos lembrar que existe uma classificação para o torcicolo. Vamos ver em qual você se encaixa.

Classificação do torcicolo

O torcicolo pode ser classificado em congênito, congênito ósseo e adquirido:

Congênito é causado pelo encurtamento do músculo esternocleidomastóideo e isso provoca uma alteração em que o pescoço fica inclinado lateralmente para um lado e rodado para o sentido oposto. Para esse tipo de torcicolo o tratamento é cirúrgico, e não será discutido nesse post.

Já o torcicolo Congênito ósseo é visto entre os recém-nascidos devido uma alteração nas vertebras cervicais, uma fusão entre atlas e occipício. O tratamento envolve o uso de um colar ortopédico.

O torcicolo Adquirido pode ser causado por uma inflamação (reumatismo, tuberculose, abscesso), uma lesão ou um câncer. O torcicolo ocular faz parte deste tipo, nesse caso a postura do pescoço muda quando cobrimos um olho.

Por fim, o  torcicolo neurogênico pode ser causado por hemorragia intracraniana ou sangramento da siringomielia.

Além destes tipos de torcicolo grave, os adultos e especialmente as crianças muitas vezes sofrem desta desordem devido a contraturas musculares. E esse tipo de torcicolo por tensão pode e deve ser tratado pela fisioterapeuta.

As causas mais comuns de um torcicolo de tipo muscular são:

Ocorre devido o estresse excessivo que pode levar a tensão muscular no pescoço. Muitas horas de trabalho sob pressão e mä postura.

Ademais, esse estresse pode induzir a uma fadiga muscular, principalmente no músculo elevador da escápula. Esse músculo levantador da escápula pode ser esticado ou puxado quando você realiza muitas atividades da vida diária.

Ou ainda ao dormir em posição inadequada, uma posição que alonga os músculos do pescoço (como no sofá, ônibus, etc). Ou um travesseiro muito alto ou muito baixo, são causas comuns de torcicolo.

Não podemos esquecer a má postura, enquanto observa o monitor do computador (posição de inclinação e rotação do pescoço). Manter o pescoço em uma posição anormal por um longo período, tal como apoiar o celular entre o pescoço e ombro.

Ainda pode se citar as lesões esportivas que causam um alongamento no pescoço.

O frio ou uma exposição ao ar frio, como dormir com o ar condicionado e o ventilador direto em você, podem favorecer ao aparecimento de torcicolo.

Essas situações citadas podem contribuir para que você não consiga movimentar o seu pescoço.

Por isso, vamos ver o que você deve fazer?

O que fazer se você está com torcicolo devido a tensão muscular?

Uma maneira de aliviar a rigidez do pescoço é relaxar os músculos.
Entre os remédios rápidos, um banho quente ou a aplicação de água morna na coluna cervical pode ajudar o relaxamento dos músculos, mas nem sempre isso vai resolver.

Muitas vezes você vai precisar de ajuda profisissional.

Por isso, massagem terapêutica pode ser uma opção no caso de torcicolo.

No entanto, o ideal é que você procure uma fisioterapeuta para avaliar a origem desse torcicolo, aliviar a dor, diminuir a rigidez e devolva os movimentos do pescoço.

Isso pode ser feito por meio de técnicas fisioterapêuticas que incluem sim a terapia manual, mas vai além disso.

Uma ou duas sessões serão necessários, mas vale ressaltar que precisa identificar a causa para evitar novos episódios de torcicolo.

Você sabia que pode prevenir ou amenizar o torcicolo?

Algumas sugestões de prevenção e tratamentos

Você pode se beneficiar através do uso de um colar cervical macio, disponível em todas as lojas de produtos ortopédicos.

Outra opção é colocar uma toalha enrolada em seu colarinho da camisa ou ao longo do pescoço e junte as extremidades, de modo a mantê-lo apertado até o pescoço.

Para uma melhor postura na cama, é melhor dormir do seu lado com um travesseiro na cabeça e um pequeno entre os joelhos para apoiar a coluna vertebral.

Evite dormir sem travesseiro ou com dois travesseiros.

É necessário descansar o pescoço até que a dor passe. Isso significa que temos de evitar qualquer atividade que possa endurecer os músculos ainda mais. Evite correr, nadar, ir a academia e outros esportes que causam cargas pesadas no pescoço.

Evite atividades que sobrecarregam o pescoço, como segurar o telefone entre a cabeça e o ombro.

Mas, se você preferir sentir dor e esperar passar, fique atento se depois de 7 dias não melhorar.

O que fazer se o torcicolo não passar depois de 1 (uma) semana?

Assim, você deve consultar um médico!

Isso se os sintomas do torcicolo não passam depois de uma semana. Por quê ? Uma dificuldade de movimentar o pescoço, associado a outros sintomas como febre alta, dor de cabeça, náusea, vômitos, tontura, sonolência, ínguas podem ser indicativos outras doenças como a meningite.

Ainda, muitas doenças da coluna cervical podem causar torcicolo e apresentar a  rigidez, como disco herniado ou a artrose.

Por isso, procure sempre ajuda do profissional.

Nós da equipe CDM estamos a disposição para te ajudar!