Você sabia que a fisioterapeuta com aplicação do taping pode te ajudar na recuperação de cirurgia plástica?
Muitos médicos cirurgiões possui em sua equipe uma fisioterapeuta que atende os pós-operatório de cirurgias plásticas ainda no ambiente hospitalar. A fisioterapeuta aplica um taping logo após a cirurgia.
Mas, qual o efeito do taping?
Taping é uma bandagem elástica que possui efeitos que variam de acordo com o corte, método de aplicação e tensão exercida sobre ele.
A aplicação imediata do taping após o procedimento cirúrgico tem o objetivo de conter o edema inflamatório, prevenir alterações como edema exagerado, roxos, e com isso, proporciona conforto e alívio ao paciente.
O taping possui ainda o efeito sobre a circulação sanguínea e linfática. Porque faz uma elevação sobre a pele e, com isso, favorece a eliminação dos líquidos para ser eliminado na urina, o resultado é menos edema.
Com a aplicação do taping , você terá um pós-operatório mais tranquilo, menos doloroso e um retorno mais rápido para as atividades.
Características do taping
O taping é feito de 100% de fibras de algodão com até 140% de elasticidade o que mantém a aderência em sua pele. Dessa forma, a aplicação dura até uma semana, mas seu efeito de conter o edema dura entre 3 a 4 dias. Assim, deve ser retirado no máximo em 5 dias.
Você pode tomar banho normalmente, por que o taping é resistente a água. Mas, você deve evitar o uso prolongado e cuidar na retirada para não machucar a pele, porque ele gruda na pele.
Você deve retirar o taping ainda no banho embaixo do chuveiro, isso evita machucar sua pele.
Outra característica do taping é que possui em composição uma cola especial sem látex, o que permite a respiração cutânea sem obstruções e que não cria atrito com a pele.
Por isso, usando o taping você está seguro em relação a alergias, desde que usado corretamente. Se deixar por mais de 5 dias você pode ter alergia. Ou quando a tensão exercida desse taping seja muito forte ou inadequado para aquele procedimento cirúrgico.
Outra coisa, o Taping não possui medicamento e a cor não influencia no tratamento, mas o corante na sua constituição pode causar alergia, se a pessoa tiver alergia a esse corante. Mas, fique tranquila, as cores neutras são mais seguras no pós-operatório.
O que influencia o resultado de menos edema e menos roxo é a forma que foi cortada e o quanto de tensão foi dado antes de aplicar sob a pele.
Se você quer ter menos edema no pós-operatório deve aplicar o taping.
Converse com seu médico cirurgião e procure uma fisioterapeuta capacitada em aplicação de taping no pós-operatório de cirurgias plásticas.