pós-operatório cirurgias plásticasQuando iniciar a drenagem linfática no pós-operatório? - Clinica CDM

5 de julho de 20210

A drenagem linfática manual é um procedimento muito utilizado no pós-operatório de cirurgias plásticas.

Isso porque a drenagem linfática é uma técnica específica que visa diminuir o inchaço e estimular o sistema imunológico a funcionar com mais eficiência, em especial, no pós-operatório de cirurgias plásticas.

Os benefícios da drenagem linfática no pós-operatório de cirurgias plásticas está bem documentada em artigos científicos, comparando pacientes que realizam a técnicas e as que não realizam. 

No entanto, uma dúvida frequente entre as clientes é quando se deve iniciar as drenagens?

Sem dúvida, deve se iniciar a drenagem linfática quando o cirurgião libera para esse procedimento.

Afinal o paciente é do cirurgião plástico e a fisioterapeuta trabalha em cooperação para um melhor resultado.

O protocolo de tratamento deve ser discutido SEMPRE antes do procedimento.

Mas, nem todo cirurgião recomenda a drenagem linfática no pós-operatório imediato. Ainda existe cirurgião que não recomenda drenagem em hipótese alguma. Com isso, muitas clientes ficam perdidas e sem saber o que fazer.

Vamos entender o que acontece…

Por que alguns cirurgiões não recomendam a drenagem linfática no pós-operatório?

Antes de mencionar por que alguns cirurgiões não recomendam, vamos entender se toda cirurgia plástica precisa necessariamente de drenagem linfática?

A resposta é nem sempre. Isso depende do tipo de procedimento, área operada e até da técnica utilizada.

Quando a cirurgia é pequena, não ocorre um processo inflamatório grande, como no procedimento de  blefaroplastia e rinoplastia, porém em cirurgias maiores como lipoaspiração, abdominoplastia ou cirurgias combinadas o processo inflamatório é maior e necessita de drenagens linfáticas sim.

Consciente do processo inflamatório e das fases do reparo tecidual (inflamatório, proliferação e remodelação), alguns cirurgião trabalham em parcerias com fisioterapeutas e a drenagem linfática é iniciada ainda no ambiente hospitalar, visto que compreendem que o processo inflamatório inicia imediatamente após a incisão cirúrgica e a técnica contribui para diminuir essa resposta natural do organismo.

Além disso, o toque suave da drenagem estimula um hormônio chamado de ocitocina produzido no cérebro conhecido por ser um “hormônio de amor” (expelido durante o parto, sexo e amamentação), assim, a drenagem acalma as pacientes, trás alívio e conforto nesse momento de dor e limitação temporária.

Porém, outros cirurgiões, por saberem que na incisão cirúrgica de alguns procedimentos são cortados pele, fáscias, músculos, vasos sanguíneos e linfáticos e como o organismo demora entre 7 a 9 dias para criar novos vasos linfáticos, concluem que não faz sentido estimular o sistema linfático se esses vasos estão rompidos…

Por isso, recomendam a drenagem após 3 ou 7 dias.

No entanto, sabemos que a estimulação PRECOCE e ADEQUADO favorece a boa revascularização. E quando o processo inflamatório é bem conduzido diminui a chance de intercorrências como SEROMA e FIBROSES, sem falar no bem-estar no paciente.

Ainda existe um outro fator, alguns cirurgiões não confiam no trabalho de fisioterapeutas, seja por experiências ruins ou falta de experiências positivas. E nesse aspecto eles têm uma certa razão, o profissional que realiza o pós-operatório precisa ter capacitação e experiência porque pode sim prejudicar o trabalho do cirurgião se não for bem executado.

Dessa forma, você seguir a orientação do seu cirurgião! Por isso, a escolha do cirurgião é fundamental para o sucesso da sua cirurgia.

Aqui na clínica CDM, a dra. Iranilda Moha trabalha em parceria com o cirurgião plástico e inicia as drenagens linfáticas e aplicação do  linftaping ainda no ambiente hospital (transoperatório), com isso, a recuperação é mais rápida, menos edema e desconforto no seu pós-operatório.

Saiba o que é linfotaping e como pode te ajudar no seu pós-operatório

Leave a Reply

https://www.clinicacdm.com/wp-content/uploads/2019/06/logo-versao-2-clinica-cdim2.png

Visite nossas redes sociais:

Visite nossas redes sociais:

Copyright para Clinica CDM. Todos os direitos reservados.

Copyright para Clinica CDM. Todos os direitos reservados.

Notice: Undefined index: username in /home/clinicacdm.com/public/wp-content/plugins/bold-page-builder/widgets/bb_instagram/init.php on line 36