fisioterapiapós-operatório cirurgias plásticasTerapia ManualIrradiação intravascular com laser de baixa potência-ILIB - Clinica CDM

24 de outubro de 20210

Irradiação Intravascular no sangue com laser de baixa potência-ILIB

O laser de baixa potência ou intensidade tem sido utilizado em diversos tipos de tratamentos fisioterapêuticos como cicatrização de feridas, analgesia e modulação do processo inflamatório.

Uma nova técnica tem sido usado, chamada de ILIB, sigla em inglês de irradiação intravascular do sangue com laser, cuja finalidade é combater o efeito lesivo dos chamados radicais livres e ainda atuar de forma complementar nos processos inflamatórios, cicatrização,  com aumento da circulação periférica. Quem explica os detalhes da técnica é a fisioterapeuta mestre em Biociências e Saúde Iranilda Moha Hoss.

ILIB

O ILIB modificado consiste na aplicação contínua e direta do laser vermelho (660nm) na região da artéria radial, com isso, gera um efeito fotoquímico, com uma distribuição desse sangue irradiado para todo o organismo, fazendo um efeito sistêmico do laser.

A utilização da técnica ILIB pode ser coadjuvante no tratamento de diversas doenças crônicas e agudas, proporcionando um efeito tanto local quanto sistêmica, em virtude de sua ampla ação terapêutica.

O ILIB age nas mitocôndrias (usinas de energia das células), aumentando a produção de energia (adenosina trifosfato-ATP).

Além disso, sabe se que o ILIB tem efeitos anti-oxidantes, visto que proporciona o aumento do metabolismo e da síntese da enzima superóxido dismutase (SOD), com isso, a irradiação inibe a ação das espécies reativas de oxigênio (EROS), o que favorece à proteção das células contra mutações e também contra o envelhecimento precoce.

Vale ressaltar que o ILIB é capaz de alterar a fluidez sanguínea. O seu mecanismo de ação também influência e interfere na cascata do ácido araquidônico e na produção de prostaglandinas. Dessa forma, a aplicação do ILIB, auxilia no controle de doenças cardiovasculares. Além de promover diminuição da intensidade de dor, edema, ter ação anti-inflamatória e anti-envelhecimento, estimular o sistema imunológico e a reparação tecidual.

Por isso, o ILIB pode ser aplicado no pré e pós-operatório como tratamento coadjuvante para potencializar os resultados. A consulta fisioterapêutica é fundamental para elaborar o protocolo adequado e ajustar a conduta fisioterapêutica para que os resultados sejam mais eficientes na sua recuperação.

Referência

ABREU C. C. S et al. Irradiação intravascular do sangue com laser: uma técnica promissora para a melhoria sistêmica do paciente. Rev. Bras. Odontol, v. 76, n. 2, p. 61, 2019.