fisioterapiaTerapia ManualVocê sente dor no pescoço? 5 possíveis causas dessa dor - Clinica CDM

3 de abril de 20210

Você sente dor no pescoço?

Mas, não sabe o que é e nem o que fazer para melhorar?

Esse tipo de dor é comum e a causa pode ser por várias razões.

O pescoço possui ossos, músculos, ligamentos e vertebras que desempenham papel essencial na sustentação do corpo e uma disfunção ou alteração em qualquer umas dessas estruturas podem causar dor.

Mas, você sabia que a fisioterapeuta pode tratar esse tipo de dor e você nem precisa ir ao médico para pedir uma guia?

Você pode ir diretamente realizar uma consulta e iniciar o tratamento.

Na consulta a fisioterapeuta irá identificar a causa dessa dor, vamos analisar nest post 5 possíveis causas de dor no pescoço.

POSSÍVEIS CAUSAS DE DOR NO PESCOÇO

As possíveis causam de dor no pescoço envolvem:

Mialgia também conhecida como tensão muscular:

A tensão é muito comum nos dias modernos. O resultado dessa tensão é a contração da musculatura, deficiência na vascularização e isso causa  dor local ou irradia para a cabeça ou desce para os braços.

Além disso, o estresse, a ansiedade e a auto cobrança também podem amplificar os sintomas de dor no pescoço e causar mais incomodo e até rigidez.

Outro fator que causa dor é a posição errada que mantemos ao fazer as atividades do dia a dia como assistir televisão, uso do celular, tipo de trabalho, dirigir e até ao dormir.

Nem sempre a tensão impede os movimentos da cabeça, é mais comum a sensação de peso, como se você estivesse usando um capacete apertado. Um desconforto que afeta até o humor, mas você ainda consegue trabalhar normalmente.

O tratamento nesse caso de dor no pescoço por tensão inclui massagem terapêutica, ventosaterapia, liberação miofascial, eletroestimulação transcutânea, ultrassom, entre outros recursos.

Em casa, você deve fazer compressas de água quente que relaxam a musculatura da região. Nem sempre a necessidade do uso de analgésicos e anti inflamatórios.

Você sabia que somente a sessão com a fisioterapeuta deve resolver e você não precisa fazer uso contínuo de analgésicos?

Torcicolo

O torcicolo é uma contração involuntária da musculatura do pescoço, que gera um desconforto e enrijecimento da região. Pode surgir devido a diversos fatores como o posicionamento inadequado, tensão muscular, má noite de sono, entre outras. Nesse caso, pode ter restrição ao fazer o movimento do pescoço e impedir você de trabalhar.

Tratamento nesse caso necessita de avaliação mais precisa. Pode ser necessário o uso de aparelhos e recursos da terapia manual antes dos alongamentos e exercícios específicos orientados pela fisioterapeuta.

Compressas quentes ajudaram no relaxamento da musculatura, mas não irá resolver sem o atendimento da fisioterapeuta. Em casos graves é necessário uso de anti-inflamatórios e relaxante muscular.

Hérnia de disco

A hérnia de disco cervical é uma condição relacionada ao disco cartilaginoso entre as vértebras. Essa condição ocorre quando o núcleo cartilagionos desse disco se desloca por uma abertura no invólucro exterior mais rígido.

A hérnia cervical causa dores no pescoço e seu incomodo pode se espalhar para os ombros, braços e mãos. Quando ocorre agravamento do caso há perda de força e mobilidade dessa região. Essa condição é séria e precisa de tratamento multidisciplinar, fisioterapeuta, médico ortopedista ou neurologista.

Tratamento pode incluir relaxantes musculares, anti-inflamatórios, anti-depressivos e analgésicos oferecem alivio da dor. Associado ao tratamento fisioterapêutico com liberações miofasciais, pompages, ganho de espaço articular, aplicação de eletroestimulação e ultrassom, correção postural, fortalecimento muscular e ainda avaliação e tratamento quiropráxico.  Na fase tardia do tratamento o método pilates deve ser acrescentado.

Artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença autoimune que tem como sintomas dores nas articulações. É um tipo de reumatismo que causa dor e limitação.

Tratamento é farmacológico na maior parte, mas a fisioterapia auxilia para a melhora na qualidade de vida, alívio de dor, mobilidade articular, ganho de força e previne a rigidez articular.

Cefaleia

A cefaleia  é uma dor de cabeça que desce nas regiões de pescoço e ombros. A pessoa que tem cefaleia sente uma pressão na cabeça, em ambos os lados e sente o pescoço preso e  travado. Associado a essa condição, tensão muscular, ansiedade encurtamento e fraqueza muscular.

O tratamento para essa condição envolve liberações miofasciais, ventosaterapia, terapia manual, acupuntura, aplicação de eletroestimulação transcutânea. O ganho de flexibilidade e força apenas na fase tardia dessa condição e sob a orientação da fisioterapeuta. O uso de relaxante muscular e antidepressivos podem ser associados.

O que você deve fazer?

O que você dever fazer se sente dor no pescoço? Você deve realizar uma consulta fisioterapêutica.

Porquê?

As dores no pescoço podem ser fácies de resolver quando tratadas corretamente. Na consulta você receberá um diagnóstico do que está acontecendo e o porque seu pescoço está doendo. E na mesma sessão será iniciado o seu tratamento.

É possível que com 1 (uma) sessão você já sinta melhoras e a dor tenha reduzido ou eliminada.

Mas,  se a dor insistir é necessário  uma avaliação multidisciplinar e aumentar a chance de sucesso no tratamento do quadro, em especial quando há doenças como a artrite reumatoide.

A equipe multisciplinar pode ser composta por ortopedistas, neurologistas e fisioterapeutas que devem trabalhar em parceira para melhores resultados.