TratamentoVocê sofre com Bursite? Saiba o que fazer! - Clinica CDM

20 de maio de 20190

Você sofre com Bursite? Saiba o que fazer!

Bursite é a inflamação da bolsa sinovial, uma estrutura cheia de líquido que se localiza entre um tendão e a pele ou entre um tendão e o osso, com função de amortecimento, e auxílio no deslizamento dos tecidos e sua nutrição. A ocorrência de bursite é mais comum nos ombros, cotovelos e quadril. Mas ela também pode ocorrer nos joelhos, calcanhares e no dedão do pé, além de outras articulações. Em geral, bursite ocorre perto das articulações que realizam movimentos repetitivos.

Você sofre com Bursite? Saiba o que fazer! 2

Causas

A causa mais comum de bursite é a repetição de movimentos em determinadas articulações ou posições que possam causar danos às bursas. Isso pode acontecer nas seguintes situações:

– Lançar bolas ou levantar algo sobre sua cabeça repetidamente

– Apoiar-se em seus cotovelos por longos períodos de tempo

– Ajoelhar-se por períodos longos de tempo

– Ficar muito tempo sentado, principalmente sobre lugares pouco confortáveis e com superfícies duras

– Alguns bursas, como no joelho e cotovelo ficam logo abaixo da pele. São esses os locais do corpo com maior risco de traumas que podem ocasionar à bursite.

Sintomas de Bursite

Uma pessoa com sintomas de bursite pode notar:

– Dor nas articulações e sensibilidade ao pressionar a região ao redor da articulação;

– Rigidez e dor ao mover a articulação afetada;

– Inchaço, calor ou vermelhidão na articulação, principalmente quando relacionadas a infecção.

Tratamento de Bursite

O primeiro passo para o tratamento de bursite envolve, basicamente, algumas medidas constantemente sugeridas por médicos, como repouso, aplicação de gelo no local da lesão e o uso de analgésico para a dor. Dependendo do paciente, essas medidas bastam para tratar a bursite. Mas caso elas não sejam suficientes, o médico pode oferecer outras formas de tratamento, como:

– Medicação. Se a inflamação for causada por uma infecção, o médico irá prescrever o uso de um antibiótico;

– Terapia. Seu médico pode recomendar fisioterapia ou exercícios para fortalecer os músculos na área afetada para aliviar a dor e prevenir a reincidência da bursite;

– Injeções. O seu médico pode realizar uma injeção de corticosteroide na região da bursa afetada para reduzir a inflamação. Este tratamento geralmente traz alívio rápido da dor e, em muitos casos, será suficiente para o tratamento;

– Punção para esvaziamento do conteúdo líquido inflamatório ou traumático;

– Cirurgia. Uma bursa inflamada sem melhora com tratamento conservador pode ser tratada cirurgicamente.